"Não se começa a casa pelo telhado“ é verdade e por isso é importante escolher a melhor cobertura para o projeto de uma casa. A evolução na arquitetura e na engenharia civil colocou ao nosso dispor uma maior diversidade de coberturas para a nossa habitação.
As mais usuais são as coberturas inclinadas e as coberturas planas, mas qual é a diferença?
A Cobertura Plana
A cobertura plana é das mais usadas nos dias de hoje, principalmente por uma questão de estética mas tem outras vantagens este tipo de cobertura. A nível económico a cobertura plana é mais vantajosa em relação à cobertura inclinada. Este tipo de cobertura são classificadas de acordo com o acesso, podendo ser acessíveis a pessoas ou a viatura, quanto à impermeabilização, relativamente ao isolamento térmico e à resistência da estrutura. Apesar de ser uma cobertura plana terá de ter sempre uma ligeira inclinação para o escoamento das águas pluviais.
A Cobertura Inclinada
É sem dúvida o tipo de cobertura mais comum sendo usada desde os primórdios da construção de edifícios. A inclinação pode variar de acordo com o volume de pluviosidade da região, sendo comum a inclinação ser a mais elevada nas zonas onde exista neve, por exemplo. Este tipo de cobertura é a mais estanque, carece de uma estrutura de suporte e é muito usual o revestimento ser de telhas cerâmicas ou outras, placas e/ou chapas metálicas.
Dando importância à funcionalidade, estética e economia do seu projeto, temos ao seu dispor projetos de moradia idênticos mas com diferentes coberturas.
Em Ideas4project o seu projeto está pronto para download só tem de escolher o projeto que mais gosta seja com cobertura plana ou cobertura inclinada.
Veja aqui estes exemplos!